A unidade de Betim, da Fiat, poderá se transformar na maior fábrica do grupo Stellantis.
A fábrica de automóveis mais tradicional do Brasil atingiu uma marca significativa de produção. O Polo Automotivo Stellantis em Betim, Minas Gerais, contabilizou 18 milhões de veículos fabricados desde 1976. A unidade industrial iniciou a contagem regressiva para celebrar 50 anos, com foco na eletrificação.
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A unidade de Betim é responsável pela produção de veículos Fiat, incluindo Strada, Mobi, Argo e os SUVs Pulse e Fastback, além de versões dos mesmos modelos comercializados como Ram ou Peugeot (consulte a lista completa ao final do artigo). Com capacidade para até 650 mil veículos por ano, a instalação abrange 2,2 milhões de metros quadrados de área total, dos quais 900 mil m² são de área construída na região metropolitana de Belo Horizonte.
O carro número 18 milhões fabricado em Betim foi um Fiat Fastback Hybrid, modelo que simboliza a nova estratégia da marca em direção à mobilidade elétrica, utilizando tecnologias híbridas flex.
Em 2024, a unidade alcançou 468,6 mil automóveis, o maior volume desde a fundação da Stellantis, em 2021. Para 2025, se o volume for superior ao do ano anterior, Betim poderá se tornar a maior fábrica do grupo em escala mundial. Além da produção de veículos, Betim concentra o maior centro de produção de motores da América Latina. Até junho de 2025, foram fabricadas 2,3 milhões de unidades do propulsor Firefly e 1,8 milhão da família GSE Turbo, que inclui os modelos T200 e T270.
O Polo de Betim possui um histórico com marcos importantes para a indústria nacional, como a produção do Fiat 147, o primeiro veículo a etanol fabricado em série no mundo. Até junho de 2025, a unidade também produz SUVs híbridos-leves, como Pulse e Fastback, modelos que ocupam posições de destaque em seus segmentos no Brasil.
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A Stellantis planeja um investimento de R$ 14 bilhões no polo, nos próximos anos, que contemplará a ampliação das capacidades produtivas e a incorporação de novas tecnologias de propulsão, incluindo híbridos Plug-in e veículos 100% elétricos.
Além de atender o mercado interno, o Polo de Betim é relevante pelo volume de exportações. De 1976 até o presente, mais de 4 milhões de veículos produzidos na unidade foram enviados a 37 países. Atualmente, os principais mercados de destino estão na América Latina.
Com participação de mercado expressiva, a Fiat mantém-se entre os líderes do setor automotivo nacional. Segundo dados da Fenabrave (Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores) até junho de 2025, a marca aparece com 21,34% de participação somando automóveis e comerciais leves, superando as concorrentes diretas. A permanência na liderança há mais de uma década está diretamente ligada à atuação do Polo de Betim e sua capacidade de se adaptar às mudanças do mercado.
Fonte por: CNN Brasil
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Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.