A BDF expande a cobertura e fortalece os laços com a mídia chinesa
A diretora do Brasil de Fato intensifica relações com veículos de comunicação em Xangai visando ampliar a abrangência da cobertura e desenvolver parceri…
Desde o início deste mês, a BdF participou de uma série de reuniões estratégicas com veículos de mídia chineses, buscando promover o intercâmbio com o país asiático.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em Xangai, a diretora Nina Fideles também se reuniu com representantes do Consulado Brasileiro e do Centro Brasil recém-criado.
As discussões se concentraram nas possibilidades de coprodução de conteúdo, bem como na troca tecnológica e informativa com as mídias independentes Guancha e Wave Media, e com o Shanghai Media Group (SMG), de propriedade estatal. “Atualmente, o BdF é uma referência líder no Brasil para notícias e compreensão da China além da perspectiva ocidental, graças ao nosso correspondente no país, um dos poucos na América Latina. Com estes diálogos, estamos trabalhando para expandir e qualificar ainda mais a nossa cobertura noticiosa”, disse Fideles.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O encontro com o Consulado Brasileiro também abordou as vivências de brasileiros na China e de chineses no Brasil, bem como a importância de compartilhar essas narrativas com o público em ambos os países.
Parcerias midiáticas
Fideles enfatizou que, ao contrário da mídia ocidental tradicional, incluindo veículos brasileiros, o BdF não considera a China como uma ameaça, mas como um ator-chave do Sul Global e uma experiência socialista inspiradora que oferece muitas lições.
Leia também:
Agronegócio no Brasil: Desafios Climáticos e o Impacto da COP28 na Indústria Alimentar
Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra organiza brigadas internacionalistas para apoiar Venezuela contra invasão dos EUA
Salobo investe em melhorias ambientais com alta nos preços do cobre. Empresa aprimora liderança para reduzir turnover e aproveitar preços globais elevados
A unidade firmou um acordo formal com Guancha, principal portal chinês de notícias e análise política, que abrange o compartilhamento de conteúdo e análises. Adicionalmente, a BdF publicará um vídeo semanal produzido pela Wave Media sobre as últimas notícias em tecnologia chinesa, e está em negociações com o Shanghai Media Group (SMG), estatal, sobre a coprodução de projetos audiovisuais e a colaboração em ferramentas de inteligência artificial.
Fideles foi convidada a participar do programa Crossover, junto com a presidente da Telesur, Patricia Villegas, durante sua visita à SMG.
Reforçar as relações entre Brasil e China.
No Brasil Centro, Fideles foi recebida pela coordenadora Jane Wu, que lidera o espaço criado para promover parcerias culturais e comerciais entre os dois países. O centro foi inaugurado em 15 de agosto deste ano, marcando o 51º aniversário das relações diplomáticas entre Brasil e China.
Wu ressaltou que esta é uma iniciativa singular, até então restrita ao Brasil na China. O centro também organiza a Semana da Inovação Sino-Brasileira e o Pavilhão Brasileiro de Inovação na China International Import Expo, ambos com o objetivo de aprofundar a cooperação comercial e tecnológica.
Essas iniciativas também são apoiadas pelo Consulado do Brasil em Xangai. Durante a visita de Fideles, diplomatas enfatizaram suas expectativas para o ano de 2025, que é o Ano da Cultura Brasil-China.
Os esforços do BdF estão alinhados com o aprofundamento das relações Brasil-China nos últimos anos, que ganhou novo impulso após a eleição do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O governo brasileiro atual já declarou seu objetivo de diversificar parcerias econômicas e fortalecer a cooperação Sul-Sul, especialmente com a China, principal parceira comercial do Brasil desde 2009.
Fonte por: Brasil de Fato
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.












