Governo lança programa com 3 milhões de passagens aéreas de até R$ 200 para aposentados do INSS que não voaram no ano anterior.
O programa Voa Brasil vendeu apenas 1,5% das 3 milhões de passagens aéreas disponibilizadas desde seu lançamento, em 24 de julho de 2024. Em um ano, foram comercializados cerca de 45 mil bilhetes, segundo dados do Ministério de Portos e Aeroportos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foram visitados 87 aeroportos em todos os estados, em 510 segmentos distintos. As áreas Sudeste (43%) e Nordeste (40%) representaram 83% das reservas, enquanto Centro-Oeste respondeu por 8% das viagens, seguido por Sul (5%) e Norte (3%).
São Paulo foi o destino mais escolhido no primeiro ano do programa, com 12.771 reservas. Em seguida, figuram:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os trechos podem ser adquiridos através do portal do Voa Brasil. O requerente, que é o beneficiário da aposentadoria, necessita possuir um registro de credibilidade no sistema gov.br com níveis prata ou ouro para realizar a compra.
O beneficiário aposentado pode adquirir duas passagens por ano. Caso escolha a opção de passagem de ida e volta, somente poderá realizar outra viagem através do programa após 12 meses. Cada passagem será vendida por um valor aproximado de R$ 200.
O portal Voa Brasil funciona de forma parecida com um site de companhias aéreas, apresentando campos para indicar a origem, o destino e a data do voo. A partir dessa seleção, o portal apresentará opções de voos para o local desejado. Se a data escolhida não estiver disponível, outras datas serão sugeridas.
O Ministério de Portos e Aeroportos planeja lançar a segunda fase do programa para o primeiro semestre de 2025, que contemplará estudantes universitários de baixa renda. O ministério estabelecerá uma colaboração com o MEC (Ministério da Educação) para utilizar a base de dados do ProUni, Fies e Sisu na seleção dos estudantes aptos ao programa.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Ex-jogador de futebol profissional, Pedro Santana trocou os campos pela redação. Hoje, ele escreve análises detalhadas e bastidores de esportes, com um olhar único de quem já viveu o outro lado. Seus textos envolvem os leitores e criam discussões apaixonadas entre fãs.