Problemas na governança e na qualidade da informação impactam o retorno sobre investimentos em tecnologia.
A digitalização impulsionou investimentos em tecnologias para otimizar as operações, porém, muitas empresas ainda trabalham com dados isolados entre departamentos e sistemas. Essa ausência de integração prejudica as decisões, causa retrabalho e acarreta perdas financeiras, frequentemente não identificadas prontamente.
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Segundo um estudo da Gartner, 70% dos projetos de inteligência artificial não alcançam sucesso devido à falta de dados integrados e de qualidade. A fragmentação também diminui a competitividade a longo prazo, pois falhas na governança e inconsistências de informação restringem o retorno sobre investimentos em inovação.
Para Willy Sousa, diretor de produtos da Engineering Brasil, os dados só geram valor quando são tratados, conectados e interpretáveis. Ele afirma que sistemas legados que não se comunicam e departamentos que operam com informações isoladas impedem uma visão unificada do negócio, enfraquecendo qualquer iniciativa de automação ou inteligência artificial.
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Sousa argumenta que o dado deve ser considerado um elemento central da estratégia corporativa, e não um resultado da atividade operacional.
Uma pesquisa da McKinsey indica que empresas com gestão de dados avançada apresentam 23 vezes mais oportunidades de adquirir novos clientes e 19 vezes mais chances de obter lucratividade. A consolidação de informações possibilita a identificação de padrões, a previsão de necessidades e a personalização de experiências com maior precisão.
Para isso, Sousa defende a construção de ecossistemas digitais seguros, com integração entre plataformas e arquitetura API-first, que permitam eliminar falhas silenciosas e otimizar os resultados.
A plataforma DHuO, da Engineering Brasil, integra sistemas e dados através de uma arquitetura modular focada na gestão de APIs. A plataforma já é utilizada por setores como telecomunicações, saneamento, indústria e alimentos.
A empresa do setor de telecomunicações aprimorou seus canais digitais e agilizou a disponibilização de novas plataformas de e-commerce por meio da integração sistêmica com APIs e microsserviços. A iniciativa diminuiu o tempo de lançamento de produtos, facilitou a gestão e elevou a eficiência operacional.
Para Sousa, a integração de dados deve ser um pilar da estratégia corporativa, possibilitando converter iniciativas digitais em resultados tangíveis.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.