A ausência de integração de dados diminui a eficiência e prejudica a inovação nas organizações
Problemas na governança e na qualidade da informação impactam o retorno sobre investimentos em tecnologia.

A digitalização impulsionou investimentos em tecnologias para otimizar as operações, porém, muitas empresas ainda trabalham com dados isolados entre departamentos e sistemas. Essa ausência de integração prejudica as decisões, causa retrabalho e acarreta perdas financeiras, frequentemente não identificadas prontamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo um estudo da Gartner, 70% dos projetos de inteligência artificial não alcançam sucesso devido à falta de dados integrados e de qualidade. A fragmentação também diminui a competitividade a longo prazo, pois falhas na governança e inconsistências de informação restringem o retorno sobre investimentos em inovação.
Estratégia ativa
Para Willy Sousa, diretor de produtos da Engineering Brasil, os dados só geram valor quando são tratados, conectados e interpretáveis. Ele afirma que sistemas legados que não se comunicam e departamentos que operam com informações isoladas impedem uma visão unificada do negócio, enfraquecendo qualquer iniciativa de automação ou inteligência artificial.
Leia também:

Diversidade em agências aprimora o vínculo das marcas com diferentes públicos

Rendimento de bilro de Saubara recebe indicação geográfica e é incluído na lista de patrimônios protegidos

Jovens abandonam postos de trabalho devido à ausência de compatibilidade entre seus valores, segundo pesquisa
Sousa argumenta que o dado deve ser considerado um elemento central da estratégia corporativa, e não um resultado da atividade operacional.
Gestão estruturada oferece vantagens significativas.
Uma pesquisa da McKinsey indica que empresas com gestão de dados avançada apresentam 23 vezes mais oportunidades de adquirir novos clientes e 19 vezes mais chances de obter lucratividade. A consolidação de informações possibilita a identificação de padrões, a previsão de necessidades e a personalização de experiências com maior precisão.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para isso, Sousa defende a construção de ecossistemas digitais seguros, com integração entre plataformas e arquitetura API-first, que permitam eliminar falhas silenciosas e otimizar os resultados.
Estudos de caso e soluções
A plataforma DHuO, da Engineering Brasil, integra sistemas e dados através de uma arquitetura modular focada na gestão de APIs. A plataforma já é utilizada por setores como telecomunicações, saneamento, indústria e alimentos.
A empresa do setor de telecomunicações aprimorou seus canais digitais e agilizou a disponibilização de novas plataformas de e-commerce por meio da integração sistêmica com APIs e microsserviços. A iniciativa diminuiu o tempo de lançamento de produtos, facilitou a gestão e elevou a eficiência operacional.
Para Sousa, a integração de dados deve ser um pilar da estratégia corporativa, possibilitando converter iniciativas digitais em resultados tangíveis.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)