A atividade industrial da China retomou o crescimento em junho, de acordo com o IGC do Caixin
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) do Caixin/S&P Global para o setor industrial da China atingiu 50,4 em junho, em comparação com 48,3 em maio.

A atividade industrial da China retomou o crescimento em junho
A atividade industrial da China retomou o crescimento em junho, impulsionada pelo aumento no volume de novos pedidos, o que elevou a produção, de acordo com uma pesquisa do setor privado divulgada nesta terça-feira (1º).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Índice de Gerentes de Compras (PMI)
O Índice de Gerentes de Compras (PMI) do Caixin/S&P Global para o setor industrial da China atingiu 50,4 em junho, em comparação com 48,3 em maio, excedendo as estimativas de analistas em uma pesquisa da Reuters. O valor de 50 indica expansão em vez de contração.
A leitura contrasta com o PMI oficial da China divulgado na segunda-feira, que demonstrou que a atividade industrial diminuiu pelo terceiro mês consecutivos.
Leia também:

CNU 2025: Descubra os cargos com os salários iniciais mais altos

Bloco BRICS analisa a possibilidade de estabelecer uma “moeda comum” entre seus membros

Agência Moody’s revisa para negativo o cenário de perspectiva de risco de países soberanos
Entretanto, os novos pedidos de exportação em ambas as pesquisas permaneceram em território negativo em junho, indicando possíveis dificuldades para as exportações no segundo semestre do ano.
“Em geral, a oferta e a demanda do setor industrial se recuperaram em junho”, afirmou Wang Zhe, economista do Caixin Insight Group.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Contudo, é preciso reconhecer que o cenário externo permanece difícil e complexo, com incertezas em aumento. O problema da demanda efetiva insuficiente no país ainda não foi, em sua essência, solucionado.
Em junho, o número de novos pedidos cresceu, após uma queda em maio. De acordo com a pesquisa da Caixin, os gerentes de fábrica mencionaram uma melhora nas condições comerciais e ações promocionais como fatores que impulsionaram as vendas.
Isso resultou em um nível de produção nas fábricas que atingiu o ponto mais alto desde novembro de 2024.
Em virtude do aumento no volume de novos projetos e da diminuição da disponibilidade da equipe, o acúmulo de pedidos em atraso foi registrado pela primeira vez em três meses.
O nível de emprego no setor industrial chinês como um todo diminuiu em junho, segundo relatos. Alguns exportadores menores tiveram que vender com prejuízo ou reduzir salários e empregos para se manterem viáveis.
A confiança das empresas caiu em relação a maio e continuou abaixo da média histórica para as séries.
Economistas do Goldman Sachs afirmaram que é improvável que a próxima reunião do Politburo, em julho, para discutir a economia, resulte em grandes medidas de estímulo, já que as autoridades parecem satisfeitas com o desempenho econômico até o momento neste ano.
O Brasil apresenta a segunda taxa de juros reais mais elevada do planeta, em decorrência do aumento da taxa Selic.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.