A atividade industrial da China retomou o crescimento em junho, de acordo com o IGC do Caixin

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) do Caixin/S&P Global para o setor industrial da China atingiu 50,4 em junho, em comparação com 48,3 em maio.

01/07/2025 9:03

2 min de leitura

A atividade industrial da China retomou o crescimento em junho, de acordo com o IGC do Caixin
(Imagem de reprodução da internet).

A atividade industrial da China retomou o crescimento em junho

A atividade industrial da China retomou o crescimento em junho, impulsionada pelo aumento no volume de novos pedidos, o que elevou a produção, de acordo com uma pesquisa do setor privado divulgada nesta terça-feira (1º).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Índice de Gerentes de Compras (PMI)

O Índice de Gerentes de Compras (PMI) do Caixin/S&P Global para o setor industrial da China atingiu 50,4 em junho, em comparação com 48,3 em maio, excedendo as estimativas de analistas em uma pesquisa da Reuters. O valor de 50 indica expansão em vez de contração.

A leitura contrasta com o PMI oficial da China divulgado na segunda-feira, que demonstrou que a atividade industrial diminuiu pelo terceiro mês consecutivos.

Leia também:

Entretanto, os novos pedidos de exportação em ambas as pesquisas permaneceram em território negativo em junho, indicando possíveis dificuldades para as exportações no segundo semestre do ano.

“Em geral, a oferta e a demanda do setor industrial se recuperaram em junho”, afirmou Wang Zhe, economista do Caixin Insight Group.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, é preciso reconhecer que o cenário externo permanece difícil e complexo, com incertezas em aumento. O problema da demanda efetiva insuficiente no país ainda não foi, em sua essência, solucionado.

Em junho, o número de novos pedidos cresceu, após uma queda em maio. De acordo com a pesquisa da Caixin, os gerentes de fábrica mencionaram uma melhora nas condições comerciais e ações promocionais como fatores que impulsionaram as vendas.

Isso resultou em um nível de produção nas fábricas que atingiu o ponto mais alto desde novembro de 2024.

Em virtude do aumento no volume de novos projetos e da diminuição da disponibilidade da equipe, o acúmulo de pedidos em atraso foi registrado pela primeira vez em três meses.

O nível de emprego no setor industrial chinês como um todo diminuiu em junho, segundo relatos. Alguns exportadores menores tiveram que vender com prejuízo ou reduzir salários e empregos para se manterem viáveis.

A confiança das empresas caiu em relação a maio e continuou abaixo da média histórica para as séries.

Economistas do Goldman Sachs afirmaram que é improvável que a próxima reunião do Politburo, em julho, para discutir a economia, resulte em grandes medidas de estímulo, já que as autoridades parecem satisfeitas com o desempenho econômico até o momento neste ano.

O Brasil apresenta a segunda taxa de juros reais mais elevada do planeta, em decorrência do aumento da taxa Selic.

Fonte por: CNN Brasil

Autor(a):

Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.