Divulgado no final de julho após um grande vazamento, o APU Magnus, que deve equipar o próximo Xbox, deve auxiliar ainda mais na evolução da plataforma. Segundo a Digital Foundry, a decisão de design feita pela Microsoft em colaboração com a AMD aproxima a plataforma ainda mais do mundo dos PCs.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O APU explica que a característica que mais chama a atenção no vazamento é o fato de o sistema trabalhar com dies separados para sua CPU e sua GPU. Essa é uma escolha inusitada para o mundo dos consoles, que nas últimas gerações têm concentrado as duas funções em um único chip.
Portanto, o próximo Xbox deverá apresentar um aumento em seu preço inicial, mas também se mostrar muito mais flexível. A estimativa da Digital Foundry indica que a Microsoft pretende aproximar a plataforma de PCs pré-montados, investindo inclusive em modelos mais diversos e com atualizações mais frequentes.
LEIA TAMBÉM!
Assim, a empresa encontraria um tipo de equilíbrio entre a forma como opera e seus projetos futuros. Embora não renunciasse sua posição no mercado de videogames para consoles, ela também disponibilizaria ao público a versatilidade característica dos computadores pessoais.
Xbox pode implementar um novo sistema de fases
A Digital Foundry também acredita que, se a proposta do Magnus for bem recebida pelo público, a Microsoft pode deixar de lado o conceito de gerações. Considerando a flexibilidade de atualizações que o novo sistema pode oferecer, a empresa começaria a focar em “fases” relacionadas a combinações de hardware específicas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A declaração indica que o produto vai além, enfatizando que o conceito também favorecerá a AMD no segmento de PCs tradicionais. Se a empresa conseguir oferecer um pacote completo e mais acessível financeiramente do que suas opções individuais, poderá atrair muitos consumidores que normalmente prefeririam um computador pessoal pré-montado.
Isso também poderia alterar o conceito de “guerra de consoles”, visto que o PS6 da Sony não seria exatamente o principal concorrente da nova geração do Xbox. Claramente, tudo ainda se encontra na fase das “especulações bem-informadas”, que podem mudar caso a Microsoft e a AMD decidam seguir outro rumo.
A veracidade da informação se justifica pelo alinhamento com a estratégia recente que defende que “tudo é Xbox”. Adicionalmente, a proximidade com os PCs reforça relatos de que a empresa se prepara para expandir seu ecossistema, permitindo que lojas concorrentes, como o Steam, também se tornem acessíveis aos consumidores.
Digital Foundry
O próximo processador do Xbox poderá apresentar 10 núcleos Zen 6 e uma GPU bastante potente [RUMOR].
Fonte por: Adrenaline