A ANP apura comercialização e utilização indevida de metanol em atividade
A finalidade da operação foi extinguir práticas de fraude e de branqueamento de capitais no setor de combustíveis.
A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) informou que participou nesta quinta-feira (28) da Operação Carbono Oculto, coordenada pelo MP-SP (Ministério Público do Estado de São Paulo) e com a participação de diversos órgãos públicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A atuação da ANP concentrou-se na comercialização e uso irregular de metanol, nos alvos selecionados pelo Ministério Público de São Paulo.
A Agência informou que prestou apoio técnico nas fases de busca e apreensão, além da coleta de itens para análise laboratorial.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A ação visa desmantelar esquemas de fraude e lavagem de dinheiro no setor de combustíveis. Diversos elos da cadeia de combustíveis estão sob investigação, com suspeita de envolvimento do crime organizado.
A Agência informou que continuará prestando todo o apoio necessário ao Ministério Público, incluindo resultados de análises laboratoriais, dados de movimentação de produtos, entre outros.
Leia também:
IPC-S fecha outubro com alta de 0,14% e supera expectativas de analistas da Projeções Broadcast
Gastos do Governo Federal em Auxílios Sociais Durante a Pandemia Chegam a R$ 1,438 Trilhão
Produção de Petróleo e Gás Natural no Brasil Atinge Novo Marco de 5,1 Milhões de Boed em Setembro
A ANP, nos últimos anos, tem aprimorado suas ferramentas de inteligência e intensificado a investigação e o mapeamento de grupos econômicos que atuam no mercado de combustíveis suspeitos de irregularidades.
Com base nessa atuação, já realizou diversas autuações, interdições e revogações de autorização de agentes regulados, abrangendo atividades de importação, produção, formulação, distribuição e revenda de combustíveis, biocombustíveis e outros produtos.
A instituição tem atuado de forma contínua com o Ministério Público e outros órgãos, oferecendo informações técnicas e de inteligência, sempre que são identificadas irregularidades estruturadas com potenciais consequências em áreas criminais e civis, estando fora do escopo da ANP.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lara Campos
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.












