A Anatel declarou que o Brasil não possui acesso à internet gratuita oferecida pela Starlink
Anúncio falso sobre lançamento de serviço de internet via satélite para celulares é negado pela agência.

Diante dos boatos sobre o lançamento do novo serviço da rede de satélites Starlink, que possibilita a conexão gratuita de internet em áreas sem sinal de operadoras, a Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, declarou que a empresa de Elon Musk não está autorizada a oferecer tal cobertura no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A tecnologia chamada de “direct-to-device” permite a conexão gratuita em áreas onde o sinal não seria alcançado por meios convencionais, inicialmente possibilitando o compartilhamento de localização e o envio e recebimento de mensagens de texto.
A inovação representa um avanço significativo na conectividade global, anteriormente limitada ao uso de antenas e torres fixas, ao possibilitar a transmissão de sinal por meio de satélites para dispositivos móveis.
Leia também:

Estudo recente indica a origem do Santo Sudário, que teria ligação com Jesus

Pesquisadores identificam ecossistema animal que se sustenta da quimiossíntese

Epizódio de doença óssea extinguiu dinossauros de pescoço longo no interior do estado de SP
Operadoras de telefonia nos Estados Unidos e Nova Zelândia já utilizam o sistema, enquanto Austrália, Canadá, Chile e Japão adotaram o serviço em fase de teste.
Por que o Brasil não possui acesso à tecnologia?
A Anatel afirma que a empresa de Elon Musk não possui autorização para oferecer tal serviço em dispositivos móveis no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A tecnologia Direct to Cell (ou Direct to Device) pode representar um avanço notável na abrangência da telefonia móvel. Considerando essa possibilidade, a Agência promoveu um ambiente favorável à experimentação dessa tecnologia, criando um Sandbox regulatório que incentiva configurações técnicas nesse sentido.
A empresa já possui áreas de operação em território nacional, oferecendo planos de banda larga via satélite para residências, empresas e áreas rurais, embora isso não esteja relacionado ao novo sistema Direct to Device.
Conforme apurado pelo órgão regulador, a conectividade móvel depende de uma nova geração de infraestrutura e da regulamentação do serviço.
A oferta de serviços móveis no Brasil é regulamentada e exige a obtenção de licença específica, além de autorizações para o uso das frequências destinadas à modalidade celular. Até o momento, a Starlink não possui diretamente essas licenças necessárias.
Apple lança iOS 18.6 para todos; confira as novidades na atualização.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)