A Anatel declarou que o Brasil não possui acesso à internet gratuita oferecida pela Starlink
Anúncio falso sobre lançamento de serviço de internet via satélite para celulares é negado pela agência.
Diante dos boatos sobre o lançamento do novo serviço da rede de satélites Starlink, que possibilita a conexão gratuita de internet em áreas sem sinal de operadoras, a Anatel, Agência Nacional de Telecomunicações, declarou que a empresa de Elon Musk não está autorizada a oferecer tal cobertura no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A tecnologia chamada de “direct-to-device” permite a conexão gratuita em áreas onde o sinal não seria alcançado por meios convencionais, inicialmente possibilitando o compartilhamento de localização e o envio e recebimento de mensagens de texto.
A inovação representa um avanço significativo na conectividade global, anteriormente limitada ao uso de antenas e torres fixas, ao possibilitar a transmissão de sinal por meio de satélites para dispositivos móveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Operadoras de telefonia nos Estados Unidos e Nova Zelândia já utilizam o sistema, enquanto Austrália, Canadá, Chile e Japão adotaram o serviço em fase de teste.
Por que o Brasil não possui acesso à tecnologia?
A Anatel afirma que a empresa de Elon Musk não possui autorização para oferecer tal serviço em dispositivos móveis no Brasil.
Leia também:
Asteroide 2025 PN7 se torna a “segunda lua da Terra” e acompanha nosso planeta por 50 anos
Cometa 3I/ATLAS: descubra tudo sobre o cometa mais antigo já observado!
Cometa 3I/ATLAS gera alerta internacional após ser observado no Chile em julho deste ano
A tecnologia Direct to Cell (ou Direct to Device) pode representar um avanço notável na abrangência da telefonia móvel. Considerando essa possibilidade, a Agência promoveu um ambiente favorável à experimentação dessa tecnologia, criando um Sandbox regulatório que incentiva configurações técnicas nesse sentido.
A empresa já possui áreas de operação em território nacional, oferecendo planos de banda larga via satélite para residências, empresas e áreas rurais, embora isso não esteja relacionado ao novo sistema Direct to Device.
Conforme apurado pelo órgão regulador, a conectividade móvel depende de uma nova geração de infraestrutura e da regulamentação do serviço.
A oferta de serviços móveis no Brasil é regulamentada e exige a obtenção de licença específica, além de autorizações para o uso das frequências destinadas à modalidade celular. Até o momento, a Starlink não possui diretamente essas licenças necessárias.
Apple lança iOS 18.6 para todos; confira as novidades na atualização.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.












