A AMD AM6 poderá ser lançada em 2028, apresentando 2.100 pinos e compatibilidade com coolers AM5
A informação sobre o AM6 sugere que um incremento de 20% no número de pinos não resultará em um aumento no tamanho do socket.

Novos boatos sobre o próximo socket da AMD indicam que a empresa buscará preservar certa compatibilidade quando o AM6 for lançado, apesar do aumento significativo no número de pinos. As informações surgem do site Bits and Chips, com base em fontes próprias, portanto, é recomendado um certo grau de cautela.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo informações divulgadas, o socket AMD AM6 será bastante semelhante ao socket AM5. A AMD permitirá que usuários continuem utilizando os coolers atualmente empregados no socket AM5.
Se as informações estiverem corretas, quem optar por fazer um upgrade de sua placa-mãe AM5 para a nova geração AM6 não precisará trocar também o cooler se não quiser.
Leia também:

PC Gamer de 7 mil reais – PC Ideal 2025

A AMD apresenta a nova Radeon PRO W7400, que possui 8GB de VRAM e é construída sobre a arquitetura RDNA 3

A AMD alcançou uma receita de US$ 7,68 bilhões, um recorde, apesar de um prejuízo de estoque de US$ 800 milhões
A informação é especialmente interessante porque as fontes do site também mencionam um aumento de 22% na contagem de pinos na próxima geração: “o novo socket AM6 vai ter aproximadamente 2.100 pinos e começará a ser vendido em 2028, quando o uArch Zen 7 estará pronto”.
AM6 é compatível com Zen 7, PCIe 6.0 e DDR6.
De acordo com informações do Bits and Chips, o referido socket deverá estar disponível comercialmente em aproximadamente três anos, sendo esperado que possua compatibilidade com várias novas tecnologias.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A arquitetura Zen 6 deve ser compatível ainda com o socket AM5, que a AMD já prometeu suporte para além deste ano. Com a chegada da Zen 7, o usuário provavelmente terá que fazer a troca, possivelmente passando para placas também compatíveis com PCIe 6.0 e módulos DDR6 de memória. Se o desenvolvimento da RAM continuar como é, módulos DDR5 não poderão ser usados em conexões DDR6.
A possibilidade de retrocompatibilidade com coolers do socket AM5, que podem ser utilizados em AM4, chama a atenção. É provável que esses mesmos coolers cheguem ao AM6, caso os rumores se confirmem, garantindo longevidade além de 2028.
VideoCardz
Fonte por: Adrenaline
Autor(a):
Ana Carolina Braga
Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.