A AJ Realty planeja um portfólio diversificado para o período de 2026
Jaimes Almeida Junior entrevista a CNN sobre os próximos passos da empresa e o panorama econômico do país.

A trajetória de 45 anos da Almeida Junior foi consolidada nas cidades-chave de Santa Catarina. A empresa gerencia e desenvolve os maiores centros comerciais do estado, possuindo 71% da participação de mercado do setor.
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Para otimizar o potencial desses empreendimentos, a AJ Realty, divisão da Almeida Júnior, investe na proximidade com os shoppings. Isso é feito integrando o comércio com a área residencial.
Jaimes Almeida Junior, CEO da AJ Realty, apontou que um dos fatores que motivaram a aposta na ideia foi o volume de pessoas nos shoppings da marca. A empresa recebeu, em 2024, um número que ultrapassou quatro vezes a população de Santa Catarina, correspondendo a 33 milhões de pessoas.
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Isso é resultado da predominância dos imóveis, da qualidade dos shoppings, da qualidade da mix de lojistas e, obviamente, as pessoas querem morar perto disso, afirmou Jaimes à CNN.
Na próxima semana, a AJ Realty lança o Continente Shopping Residence, na região da Grande Florianópolis, que promete ser o maior complexo multiuso de Santa Catarina. Atualmente, o Continente Shopping é um empreendimento de 44 mil m² de área bruta locável – espaço que está disponível para aluguel – com 271 lojas. No caso do residencial que será apresentado, são 100 mil m² de construção, com destaque para os 1.100 m² de área de lazer para cada torre.
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O executivo argumenta que, ao adquirir um apartamento, o cliente efetivamente adquire um shopping center, por estar inserido em sua estrutura, com acesso a todos os serviços que um shopping center oferece, e que essa é uma aposta vantajosa tanto para o comprador quanto para o lojista.
Estamos construindo uma dinâmica muito intensa do dia a dia, dos moradores de apartamentos, dos edifícios, em parceria com os shoppings, acrescenta.
Almeida Junior destaca, ainda, como a qualidade competitiva da operação da AJ Realty se aproveita do espaço da empresa-mãe, sem necessidade de permuta ou maiores entraves burocráticos.
Estamos realizando tudo internamente. Uma empresa do grupo está desenvolvendo projetos para proporcionar aos moradores dessas unidades um estilo de vida totalmente diferenciado, afirma.
A AJ Realty não desenvolverá outros projetos que não sejam do tipo corpo único em parceria com os shoppings da Almeida Júnior. Este é um ponto crucial. Nosso negócio é focado em shoppings. A AJ Realty é uma vertente da família, do grupo, visando otimizar os empreendimentos de *real estate* multiuso em conjunto com nossos shoppings. […]. não se trata de um *land bank* com passivo de permuta, sem necessidade de investimento em terrenos. Os terrenos já são nossos. Assim, é uma empresa que já surge sem o que normalmente as incorporadoras acabam tendo.
Para 2026, estão previstos mais dois empreendimentos: um complexo de três edifícios ao lado do Noy Market Shopping, em Blumenau, local onde a empresa iniciou suas atividades; e a Residência Balneares, um edifício de 40 andares, para o qual a AJ Realty já obteve o alvará de construção e está desenvolvendo os projetos complementares.
O Balneário Camboriú é um shopping icônico da companhia, relata Almeida Junior.
A AJ Realty também possui oito torres no Norte Shopping, outro empreendimento em Blumenau, que atende a região do Vale Europeu, “um empreendimento super importante”, segundo o executivo.
Nós compreendemos que nossos ativos e projetos são diferenciados, pois nossos shoppings são os shoppings dominantes, são shoppings exclusivos, praticamente em cada um dos mercados onde atuamos.
O mercado imobiliário depende significativamente do crédito e é um dos que mais enfrenta dificuldades em um cenário de taxas de juros elevadas. Contudo, Almeida Junior visualiza com objetividade um panorama favorável para a empresa.
Santa Catarina é um estado diferenciado. Santa Catarina é a Suíça brasileira. Esta é a realidade. […]. É um estado não endividado, é um consumidor não endividado, que a dinâmica de juros não interferiu no final do dia na dinâmica de consumo.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Júlia Mendes
Apaixonada por cinema, música e literatura, Júlia Mendes é formada em Jornalismo pela Universidade Federal de São Paulo. Com uma década de experiência, ela já entrevistou artistas de renome e cobriu grandes festivais internacionais. Quando não está escrevendo, Júlia é vista em mostras de cinema ou explorando novas bandas independentes.