A AIE eleva projeções para a oferta global de petróleo em 2025
A Agência Internacional de Energia projeta que o volume de oferta global de petróleo aumentará em 2,7 milhões de barris por dia em 2024.
Os mercados globais de petróleo exibirão um excedente ainda maior do que se previa, visto que a oferta continua progredindo em um ritmo superior ao da demanda, conforme apontado pela AIE.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em relatório mensal divulgado nesta quinta-feira (11), a AIE prevê que a oferta mundial de petróleo aumentará em 2,7 milhões de bpd em 2025 e em 2,1 milhões de bpd no próximo ano. As projeções anteriores indicavam incrementos de 2,5 milhões de bpd em 2024 e de 1,9 milhão de bpd em 2026.
A revisão ocorreu após a Opep+ optar por um novo incremento em sua produção, durante o último fim de semana, ainda que nações fora da aliança tenham sido os principais responsáveis pelo aumento da oferta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Agência Internacional de Energia elevou em 100 mil barris diáticos sua projeção de crescimento da oferta de petróleo fora da OPEP+ em 2024, para 1,4 milhões de barris diáticos, mantendo a projeção para o ano seguinte em 1 milhão de barris diáticos.
A AIE aumentou sua previsão para o crescimento da demanda global por petróleo em 2025, elevando-a de 685 mil bpd para 737 mil bpd, mantendo a projeção para o ano seguinte em 698 mil bpd. As previsões permanecem significativamente inferiores às da OPEP.
Leia também:
Medida Provisória em Análise Pode Transformar o Setor Energético Brasileiro com Novas Regras
Dívida dos EUA e China em Alta: FMI Preveem Riscos para Economia Global e Setores Críticos
PIB da Itália se mantém estável no terceiro trimestre de 2025, surpreendendo analistas do FactSet
Investimentos em fundos sustentáveis aumentaram 48% em um ano marcado pela COP30, aponta estudo.
Dow Jones Newswires
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Bianca Lemos
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.












