A Agência Internacional de Energia Atômica solicita acesso às instalações nucleares do Irã para avaliar as reservas de urânio altamente enriquecido
O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica, Rafael Grossi, pediu que os inspetores retornem ao local e avaliem os níveis de estoque de urânio, em particular os 400 kg enriquecidos em 60%.

O diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) solicitou nesta segunda-feira (23) acesso às instalações nucleares iranianas para examinar as reservas de urânio altamente enriquecido, próximo ao limite que possibilita a fabricação de uma arma nuclear. “É preciso permitir que os inspetores retornem ao local e realizem uma verificação sobre os estoques de urânio, em particular dos 400 kg enriquecidos a 60%”, declarou Rafael Grossi no início de uma reunião de emergência da agência em sua sede em Viena (Áustria). Grossi também mencionou que o Irã enviou uma carta em 13 de junho à AIEA na qual informava ter adotado “medidas especiais para proteger os equipamentos e materiais nucleares”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com informações da AFP
Fonte por: Jovem Pan
Leia também:

Reino Unido, França e Alemanha solicitam o encerramento imediato da “catástrofe humanitária” em Gaza

Ataque terrorista no Irã resulta em morte de pelo menos cinco civis

Hamas rejeita declarações de Trump sobre acordos para um cessar-fogo em Gaza
Autor(a):
Marcos Oliveira
Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.