“Ataques de 8 de janeiro chocam e alertam! Ministro Fachin classifica como grave afronta ao Estado Democrático de Direito. Saiba mais!”
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Fachin, classificou os atos de 8 de janeiro de 2023 como “uma das mais graves afrontas ao Estado Democrático de Direito desde a redemocratização”. Ele enfatizou que o evento deve permanecer como “advertência histórica”, em suas declarações feitas a um jornal, publicadas na quarta-feira, 7 de janeiro de 2026, véspera do terceiro aniversário do ocorrido.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fachin argumentou que os atos não foram uma manifestação política, mas sim uma tentativa organizada de ruptura, com o objetivo de desacreditar o resultado das eleições e intimidar os Poderes da República. Ele ressaltou a importância de que os responsáveis tenham sido identificados e responsabilizados dentro do processo legal.
O ministro elogiou o papel do STF, afirmando que a Corte “cumpriu seu papel de guardião da Constituição”. Ele também saudou os comandantes militares que “se mantiveram fiéis à Constituição” e não participaram da tentativa de golpe. Fachin enfatizou que a democracia brasileira se sustenta pela força das instituições e pela submissão de todos – governantes e governados – às regras do jogo democrático.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em relação à iniciativa do STF, que incluiu exposição, documentário e debate com jornalistas para marcar os três anos dos atos de 8 de janeiro, Fachin comentou sobre a importância da construção de uma memória política coletiva. Ele disse que o evento é “reafirmar um compromisso que transcende gerações: o compromisso com a democracia, com as instituições da República e com a civilidade política”.
Ele acrescentou que defender as instituições não é um ato ideológico, mas um dever cívico.
Fachin concluiu, destacando que “feridas históricas deixam marcas duradouras e continuam moldando a sociedade, o que nos lembra que reconhecer e respeitar a história e as instituições é essencial para preservar a democracia”.
Autor(a):
Ambientalista desde sempre, Bianca Lemos se dedica a reportagens que inspiram mudanças e conscientizam sobre as questões ambientais. Com uma abordagem sensível e dados bem fundamentados, seus textos chamam a atenção para a urgência do cuidado com o planeta.