72% dos brasileiros rejeitam justificativa do tarifaço de Trump, aponta pesquisa Genial/Quaest

A grande maioria considera incorreto o republicano ao aplicar novos impostos, alegando perseguição política contra Bolsonaro, e afirma que o presidente …

16/07/2025 9:31

2 min de leitura

72% dos brasileiros rejeitam justificativa do tarifaço de Trump, aponta pesquisa Genial/Quaest
(Imagem de reprodução da internet).

Uma pesquisa da Genial/Quaest, publicada nesta quarta-feira (16), indica que a maioria dos brasileiros não concorda com as justificativas do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para o anúncio de tarifas sobre produtos nacionais importados. Para 72% dos entrevistados, Trump está errado ao impor as novas taxas sob o argumento de que há perseguição judicial ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Apenas 19% acreditam que ele está certo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O levantamento também mostra que 57% dos brasileiros pensam que o presidente norte-americano não tem o direito de criticar o processo em que o capitão reformado é réu no Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto 36% consideram legítima a manifestação do republicano.

Para 63%, a afirmação de Trump de que a relação comercial entre os países é injusta está incorreta, enquanto 25% avaliam como correta.

Leia também:

Além da rejeição política à tarifa, a percepção econômica também é majoritariamente negativa. De acordo com a pesquisa, 79% afirmam que as novas tarifas terão impacto direto em suas vidas, prejudicando o bolso do consumidor brasileiro.

Nesse sentido, a reação do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com base na reciprocidade é apoiada pela maioria da população: 53% concordam com a estratégia de retaliar com medidas equivalentes às tarifas de Trump, contra 39% que desaprovam.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Lula também é responsabilizado por provocar Trump ao criticá-lo no encontro dos Brics em 7 de julho, conforme opinião de 55% dos entrevistados, em contraste com 31% que negam.

Sobre as justificativas para a implementação das tarifas, a opinião pública se divide: 26% atribuem a medida ao discurso de Lula durante a cúpula do Brics e 22% a ações do STF contra Bolsonaro.

Em seguida, estão os 17% que acreditam que foi a influência do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) nos EUA e os 10% que consideram as ações do Supremo contra as grandes empresas norte-americanas.

A atribuição de responsabilidade pelo cenário atual é maior entre os apoiadores do presidente (44%) e aqueles que se posicionam mais à direita (40%). Já os petistas e os mais à esquerda atribuem a responsabilidade ao ex-presidente e seu filho.

Uma pergunta adicional na pesquisa indagou sobre qual lado estaria “mais certo” em relação ao embate entre Trump e o Brasil. Para 44% dos entrevistados, o presidente Lula e o PT estão agindo corretamente, enquanto 29% apontam para Bolsonaro e seus aliados. Ainda 15% consideram que nenhum dos dois está agindo bem.

A pesquisa coletou dados de 2.004 pessoas em 120 municípios, entre os dias 10 e 14 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

Com informações do Estadão Contido.

Fonte por: Jovem Pan

Ana Carolina é engenheira de software e jornalista especializada em tecnologia. Ela traduz conceitos complexos em conteúdos acessíveis e instigantes. Ana também cobre tendências em startups, inteligência artificial e segurança cibernética, unindo seu amor pela escrita e pelo mundo digital.