7 receitas de quibe vegano para preparar em casa

O quibe vegano é uma alternativa saborosa e flexível, adequada para aqueles que procuram opções à base de vegetais sem renunciar ao sabor. Desta forma, …

7 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O quibe vegano é uma alternativa saborosa e flexível, adequada para aqueles que procuram opções à base de plantas sem renunciar ao sabor. Desta forma, ele pode ser transformado a partir da receita tradicional, que utiliza carne moída e trigo para quibe.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Descubra 7 receitas de quibe vegano para preparar em casa!

Quibe tradicional

Ingredientes

Preparo.

Coloque o trigo para quibe, a proteína de soja e o cominho em um recipiente. Cubra com água quente e deixe de molho por uma hora. Em seguida, esprema em um pano de prato para retirar o excesso de água e transfira para um recipiente. Adicione os demais ingredientes e misture cuidadosamente. Modele os quibes e coloque-os em uma forma untada com azeite. Asse em forno preaquecido na temperatura média por 30 minutos. Sirva logo em seguida.

LEIA TAMBÉM!

Quibe de lentilha

Coloque a lentilha em um recipiente, cubra com água e deixe de molho por 6 horas. Após, escorra a água, transfira para uma panela, adicione a folha de louro e o sal, e cubra com água. Cozinhe em fogo médio até amolecer. Desligue o fogo, escorra a lentilha e reserve. Em outro recipiente, coloque o trigo para quibe, cubra com água morna e deixe hidratar por 30 minutos. Em seguida, esprema em um pano de prato para retirar o excesso de água.

No processador, adicione metade da lentilha cozida, o tomate, a cebola, o alho, o tahine, a hortelã, a pimenta-do-reino, o cheiro-verde e o cominho e processe por 5 minutos. Transfira a mistura para um recipiente, acrescente o trigo hidratado e o restante da lentilha e misture bem. Modele os quibes, coloque-os em uma assadeira untada com azeite e leve ao forno preaquecido a 180 °C por 30 minutos. Sirva em seguida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quibe de grão-de-bico com homus

Quibe de grão de bico

Homus

Em uma tigela, adicione o trigo para quibe e cubra com água morna. Deixe hidratar por 30 minutos. Em seguida, escorra bem e esprema em um pano de prato limpo para remover o excesso de água. No processador, bata o grão-de-bico até obter uma pasta grossa. Em uma tigela grande, misture o trigo hidratado, a pasta de grão-de-bico, a cebola, o alho, a hortelã, o cheiro-verde, o azeite, o limão, o cominho, a pimenta síria e o sal. Mexa até obter uma massa uniforme.

Prepare os quibes no formato alongado, disponha-os em uma assadeira untada com azeite e asse-os em forno preaquecido a 200 °C por aproximadamente 30 minutos, virando-os na metade do tempo para dourar uniformemente.

No processador, adicione o grão-de-bico, o tahine, o suco de limão, o alho, o sal e metade da água gelada. Processe vigorosamente até formar um creme liso. Se necessário, adicione mais água gelada gradualmente até alcançar a consistência desejada. Transfira para uma tigela, finalize com azeite e páprica doce. Sirva com os quibes.

Quibe de cenoura

Coloque o trigo para quibe em um recipiente, cubra com água morna e deixe de molho por 30 minutos. Em seguida, esprema em um pano de prato para retirar o excesso de água e coloque em um recipiente. Adicione a cebola, o alho, o tomate, a hortelã, a cenoura, o azeite, o sal e a pimenta-do-reino e misture bem. Distribua a massa em uma assadeira untada com azeite e asse em forno preaquecido na temperatura média por 40 minutos. Sirva logo após.

Quibe de abóbora

Bolinho de carne frito,

Pratos de carne com recheio.

No recipiente, adicione o trigo para quibe, cubra com água morna e deixe de molho por 15 minutos. Em seguida, esprema em pano de prato para retirar o excesso de água e mantenha reservado. Em panela, aqueça o azeite em fogo médio. Acrescente a cebola e o alho, dourando-os. Adicione a abóbora-cabotiá, temperando com sal, pimenta-do-reino e cheiro-verde, misturando bem. Junte o trigo para quibe hidratado, misturando até obter uma massa homogênea. Espalhe metade do quibe em assadeira untada com azeite e reserve.

No liquidificador, adicione o tofu, o azeite e a água e processe até formar um creme. Acrescente o polvilho azedo e bata novamente para incorporar. Transfira a mistura para uma panela e cozinhe em fogo baixo, mexendo sempre, até engrossar. Desligue o fogo, adicione o suco de limão e o sal, e misture bem. Despeje o recheio sobre os quibes e espalhe. Finalize com a massa restante e leve ao forno preaquecido a 220 °C por 35 minutos. Sirva imediatamente.

Berinjela recheada

Disponha as berinjelas em uma assadeira forrada com papel-manteiga. Asse-as em forno preaquecido a 220 °C por aproximadamente 20 a 25 minutos, ou até que estejam macias. Retire do forno e permita que esfriem um pouco. Em uma tigela grande, coloque o trigo para quibe. Cubra-o com água morna e deixe de molho por cerca de 15 minutos, ou até que o trigo esteja macio. Escorra o excesso de água utilizando uma peneira e pressione o trigo com as mãos.

Em outra tigela grande, misture a berinjela, o trigo, a cebola, o alho, a hortelã, o cominho em pó, a canela em pó, o sal e a pimenta-do-reino. Incorpore bem todos os ingredientes com as mãos úmidas. Modele porções da mistura em formato de quibes. Aqueça azeite em fogo médio-alto em uma frigideira grande. Coloque os quibes na frigideira e doure-os por aproximadamente 3 a 4 minutos de cada lado, ou até que estejam dourados e crocantes. Sirva imediatamente.

Quibe de quinoa e ervilha seca.

Deixe o trigo para quibe hidratar em água morna por 30 minutos, depois escorra e amasse. Processe a ervilha até obter uma pasta rústica. Em uma tigela, misture o trigo, a quinoa, a pasta de ervilha, a cebola-roxa, o alho, a salsinha, a hortelã, o azeite de oliva, a páprica, o sal e a pimenta-do-reino. Modele em formato de quibe, coloque em assadeira untada com azeite e asse em forno preaquecido a 200 °C por 35 minutos. Sirva em seguida.

Fonte por: Carta Capital

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.

Sair da versão mobile