61% dos brasileiros defendem que a prisão domiciliar de Bolsonaro seja uma medida justa
Trinta e nove por cento manifestam discordância com a decisão do ministro Alexandre de Moraes em relação ao ex-presidente.

A prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL) é vista como justa pela maioria dos eleitores brasileiros. A avaliação foi obtida pela consultoria Quaest, em pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 25.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com a pesquisa, 55% dos brasileiros entrevistados apoiam a ordem do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, referente ao ex-presidente. Trinta e nove por cento consideram a decisão injusta. Apenas 6% não souberam ou não quiseram responder.
Bolsonaro foi detido em 4 de agosto após infringir as medidas protetivas determinadas contra ele no curso do processo que investiga a tentativa de golpe de Estado. Na prisão domiciliar, ele está sob vigilância por meio de monitoramento eletrônico.
Leia também:

O presidente do Conselho de Ética não constata quebra de decoro por Eduardo

Governos buscam aprovação de emendas para garantir votação da isenção do Imposto de Renda antes do julgamento do ex-presidente

A busca por justiça e reparação histórica impulsiona a reivindicação de uma nova Comissão da Verdade
A ordem contra o ex-capitão foi emitida após a participação em uma manifestação da extrema-direita na Avenida Paulista, em 3 de agosto. Na ocasião, Bolsonaro realizou uma chamada de vídeo com os líderes do protesto. Ele estava, contudo, impedido de usar redes sociais.
A cautela também foi descumprida, conforme a interpretação do STF, em relação a publicações com mensagens de Bolsonaro a apoiadores divulgadas em perfis de aliados. A PF, em seguida, também revelou uma série de mensagens de WhatsApp enviadas em massa pelo ex-presidente naquele período.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para a grande maioria dos entrevistados, Bolsonaro desrespeitou as determinações da Corte somente para “provocar Moraes”. A avaliação corresponde a 57% dos entrevistados. Trinta por cento acreditam que Bolsonaro não compreendeu as normas estabelecidas pelo ministro naquele momento. Apenas 13% não souberam ou não quiseram responder.
Bolsonaro integrou a ação para o levante golpista.
Outro dado da pesquisa publicada nesta segunda-feira indica que a maioria dos brasileiros acredita que Bolsonaro esteve envolvido na tentativa de golpe de Estado. São 52% os que manifestam essa opinião. Esse grupo representava 47% em dezembro de 2024.
Trinta e seis por cento dos entrevistados acreditam que Bolsonaro não se envolveu na trama golpista. Esse número era de trinta e quatro por cento em pesquisa da Quaest em dezembro do ano passado.
O Supremo Tribunal Federal analisará o caso em 2 de setembro, data em que começará o julgamento contra Bolsonaro e outros sete réus do chamado núcleo crucial da trama. Se condenado, o ex-capitão poderá receber uma pena de 40 anos de prisão.
A investigação.
A Quaest foi contratada pela Genial Investimentos e realizou uma pesquisa com 12.150 pessoas, entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, podendo variar.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)