51% dos brasileiros manifestam apoio à prisão do ex-presidente Bolsonaro
A pesquisa indica que Alexandre de Moraes está atuando conforme o estabelecido pela Constituição.

Uma pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (14), apontou que 51% dos brasileiros apoiam a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Por outro lado, 42% dos entrevistados manifestaram discordância.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foram entrevistadas pessoalmente 2.002 pessoas com 16 anos ou mais em 113 municípios do país, nos dias 11 e 12 de agosto. A margem de erro é de dois pontos percentuais, podendo variar.
De acordo com o Datafolha, 53% das pessoas acreditam que Alexandre de Moraes está agindo em conformidade com a lei, e 38% consideram que Jair Bolsonaro está sendo injustiçado pelo magistrado.
Leia também:

Governo afirma que Bolsonaro não incentivou a contestação dos resultados eleitorais

Moraes contesta acusação de Tagliaferro, que o imputou por manipular documentos

Análise: Declarações do advogado de Augusto Heleno constituem base para contestação
Bolsonaro preso
Alexandre de Moraes determinou a prisão domiciliar de Jair Bolsonaro (PL) em 4 de agosto, após o ex-presidente descumprir as medidas cautelares estabelecidas pelo magistrado no mês anterior. A detenção ocorreu no âmbito da investigação que apura a atuação de Bolsonaro e do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) contra a soberania nacional.
Na ordem judicial que determinou a prisão de Bolsonaro, Moraes mencionou alguns aspectos para fundamentar sua decisão. Um deles se refere a uma ligação de vídeo entre o ex-presidente e o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ocorrida durante os protestos em âmbito nacional de 3 de agosto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O magistrado também discutiu uma publicação em redes sociais realizada pelo filho mais velho do ex-chefe do Executivo, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
O parlamentar publicou um vídeo do pai transmitindo uma mensagem aos apoiadores em manifestação no Rio de Janeiro. “Boa tarde, Copacabana. Boa tarde, meu Brasil. É pela nossa liberdade. Estamos juntos”, declarou Bolsonaro.
Segundo a defesa de Jair Bolsonaro, será apresentado um “recurso cabível” contra a decisão de Moraes.
Ressaltaram os advogados que na última decisão constou expressamente que “em momento algum Jair Messias Bolsonaro foi proibido de conceder entrevistas ou proferir discursos em eventos públicos”. Ele seguiu rigorosamente essa determinação.
De acordo com o Datafolha, 87% dos entrevistados possuíam conhecimento acerca do processo prisional de Bolsonaro, e 13% afirmaram desconhecer a situação.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Lucas Almeida
Lucas Almeida é o alívio cômico do jornal, transformando o cotidiano em crônicas hilárias e cheias de ironia. Com uma vasta experiência em stand-up comedy e redação humorística, ele garante boas risadas em meio às notícias.