Segundo a Serasa, 50% da população brasileira sofreu com fraudes em 2024.
A contratação de crédito online se tornou uma prática frequente no Brasil, porém também possibilitou a atuação de criminosos que fraudulam com ofertas tentadoras. Em 2024, 50,7% dos brasileiros sofreram golpes e 54,2% perderam dinheiro, conforme dados da Serasa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo Willian Conzatti, sócio-fundador da ConCrédito, os crimes digitais estão mais sofisticados. “Além de perder dinheiro, as vítimas têm dados expostos, utilizados em outros crimes. Nunca envie selfies com documentos. Essas imagens são utilizadas para fraudes mais elaboradas. Caso caia em um golpe, bloqueie cartões e contas, registre boletim de ocorrência online e formalize a denúncia no site do Banco Central”, orienta.
Identifique os principais indícios que apontam para uma oferta de crédito como fraude.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nenhuma instituição séria concede empréstimos sem verificar o CPF ou score do cliente. A aprovação prometida sem análise prévia configura golpe.
Golpes envolvem solicitações de pagamento inicial para liberar crédito, com termos como “taxa de liberação” ou “depósito garantido”. O pagamento antecipado indica fraude.
Verifique o endereço eletrônico e se há o cadeado de segurança no navegador antes de fornecer dados. Consulte redes sociais oficiais e avaliações de usuários. Criminosos constroem páginas falsas que se assemelham a sites legítimos.
Propostas de crédito recebidas por mensagens diretas devem ser desconsideradas. Empresas confiáveis utilizam canais oficiais, e não contatam clientes por números desconhecidos ou perfis sem validação.
A insistência para aceitar uma oferta no momento é outro sinal de alerta. “Ninguém perde uma condição legítima por esperar 24 horas. Se houver dúvida, desligue a ligação ou desconsidere a mensagem e confirme as condições nos canais oficiais”, reforça Conzatti.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Com formação em Jornalismo e especialização em Saúde Pública, Lara Campos é a voz por trás de matérias que descomplicam temas médicos e promovem o bem-estar. Ela colabora com especialistas para garantir informações confiáveis e práticas para os leitores.