A seleção da escola é uma das decisões mais relevantes para famílias com crianças em idade escolar. Além de considerar mensalidades e localização, especialistas aconselham que os pais avaliem diversos aspectos durante as visitas, já pensando no próximo ano letivo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com uma pesquisa recente do portal Melhor Escola (2023), 58,44% dos pais indicam que a segurança é o fator primordial na escolha, seguido pela localização, com 56,55% e da proposta pedagógica, 54,63%. “Visitar a escola é muito mais do que caminhar pelos corredores e observar as salas de aula. É o instante de perceber o ambiente, analisar a interação entre estudantes e docentes e verificar se a proposta pedagógica alinha-se com os valores da família”, declara Andrea Piloto, diretora pedagógica de operações da Escola Vereda.
Quais os motivos para investir em escolas particulares?
Segundo dados do IBGE (PNAD Contínua, 2024), as famílias brasileiras investem, em média, 17% da renda mensal em educação privada, o que reforça a importância de uma escolha criteriosa. Diante disso, selecionar a escola adequada demanda atenção aos detalhes e clareza sobre o que a família espera da experiência educacional. Mais do que a infraestrutura, o conjunto da proposta pedagógica, a segurança, os valores e o preparo da equipe definem a qualidade da formação.
LEIA TAMBÉM!
Ao visitar a instituição e avaliar os aspectos relevantes, os pais aumentam as chances de assegurar não apenas bons resultados acadêmicos, mas também um ambiente saudável e inspirador para o desenvolvimento de seus filhos, conclui a educadora.
Escolas particulares obtiveram o melhor desempenho no Enem 2024, de acordo com o Inep.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fonte por: CNN Brasil