46% da população acredita que parlamentares não devem ter emendas
A pesquisa envolveu 2.004 eleitores, entrevistados nos dias 10 e 14 de julho, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais, ambos sentidos. O nível de…
De acordo com a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (21), 46% dos brasileiros acreditam que os deputados e senadores eleitos não deveriam receber emendas parlamentares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trinta e oito por cento das pessoas manifestam apoio ao direcionamento de recursos financeiros aos parlamentares. Dezoito por cento não souberam ou não responderam à questão.
Entre 10 e 14 de julho, foram contabilizados 2.004 eleitores brasileiros. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, podendo variar para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pesquisa também apontou que 72% da população brasileira desconhecia o fato de que deputados e senadores acumulam R$50 bilhões em emendas parlamentares para distribuição. Os que tinham conhecimento representaram 27% e 1% não responderam.
Quais são as emendas parlamentares?
As emendas parlamentares são instrumentos que possibilitam alterações no orçamento anual por parte de deputados e senadores.
Leia também:
Erika Hilton e Fernando Haddad debatem ajustes em projeto de lei sobre jornada de trabalho
DPU pede supervisão de perícias após megaoperação que deixou mais de 120 mortos no Rio de Janeiro
Congresso Nacional aprova MP 1.304 com novas diretrizes para o setor elétrico e mercado livre
Podem ser utilizadas, por exemplo, por parlamentares para destinar verbas a estados e municípios.
As alterações podem ser:
As emendas individuais e de bancada são obrigatórias, ou seja, exigem um repasse obrigatório.
Sob a supervisão de Mayara da Paz.
Fonte por: CNN Brasil
Autor(a):
Gabriel Furtado
Gabriel é economista e jornalista, trazendo análises claras sobre mercados financeiros, empreendedorismo e políticas econômicas. Sua habilidade de prever tendências e explicar dados complexos o torna referência para quem busca entender o mundo dos negócios.












