Uma pesquisa da PoderData, publicada nesta quinta-feira (31), aponta que 34% dos eleitores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) consideram que ele e sua família são responsáveis pelo “tarifaço” do então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em contrapartida, 40% dos eleitores que apoiaram o ex-presidente no segundo turno das eleições presidenciais de 2022 atribuem a responsabilidade pela situação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Adicionalmente, 26% não souberam fornecer uma resposta.
O republicano já havia anunciado, há três semanas, uma tarifa de 50% sobre importações de produtos brasileiros aos Estados Unidos. Na última quarta-feira (30), a medida foi oficializada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente dos EUA atribuiu, em uma carta publicada nas redes sociais, um dos motivos da taxação à postura do STF e do governo brasileiro com Bolsonaro, que é réu na ação que apura uma tentativa de golpe de Estado.
Em relação aos eleitores de Lula, 26% atribuem a culpa da tarifização ao petista; 55% a Bolsonaro e sua família; e 19% não souberam responder.
LEIA TAMBÉM!
O PoderData realizou entrevistas com 2.500 indivíduos, nos dias 26 a 28 de julho, por telefone. A margem de erro é de dois pontos percentuais, podendo variar. O nível de confiança é de 95%.
Fonte por: CNN Brasil
