Logo Hora do Benefício
Logo Hora do Benefício
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Horóscopo do Dia
  • Contato
  • Política de Privacidade

Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos! 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌).


Copyright © 2025 Clique Fatos - Todos os direitos reservados.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.
  1. Home
  2. Mais Notícias
  3. 22ª Jornada Agroecologia PR: Makota Celinha, Leonardo Boff e Stédile participam

22ª Jornada Agroecologia PR: Makota Celinha, Leonardo Boff e Stédile participam

Encontro reunirá em Curitiba (PR) agricultores, pesquisadores, movimentos e artistas em apoio à soberania alimentar.

Por: Marcos Oliveira

18/07/2025 20:11

6 min de leitura

22ª Jornada Agroecologia PR: Makota Celinha, Leonardo Boff e Stédile participam
(Imagem de reprodução da internet).

Curitiba receberá, entre os dias 6 e 10 de agosto de 2025, a 22ª Jornada de Agroecologia do Paraná, um dos maiores eventos sobre o tema no país. O evento, gratuito e acessível ao público, será realizado no campus do Politécnico da UFPR e reunirá agricultores, indígenas, quilombolas, pesquisadores e movimentos sociais em discussões sobre alternativas à crise climática.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O programa de programação da Jornada iniciará na manhã do dia 6 de agosto, com a Marcha por Terra, Teto e Agroecologia. A concentração do ato começará às 9h, na Praça Santos Andrade e a marcha prosseguirá a pé até a Assembleia Legislativa do Paraná, onde ocorrerá uma audiência pública no final da manhã.

Entre os destaques da programação, estão as conferências com o teólogo Leonardo Boff; João Pedro Stedile, integrante da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST); Makota Celinha, coordenadora do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro Brasileira (Cenarab); Auricélia Arapiuns, presidente do Conselho Deliberativo da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab); o geógrafo Andrei Cornettae; a professora e pesquisadora Larissa Bombardi, entre outros convidados.

Leia também:

Blog post image

Deputado do PL menciona o 1964 e solicita intervenção das Forças Armadas após incidente com tornozeleira envolvendo Bolsonaro

Blog post image

Consumir proteínas de origem vegetal oferece diversos benefícios à saúde

Blog post image

Receitas de pratos fáceis para os dias mais frescos

A programação inclui apresentações musicais e culturais com artistas como Ivan Vilela, Antonio Gringo, Cacique e Pajé, Janine Mathias, Yago O’Pró próprio, Dow Raiz, Bloco Afro Pretinhosidade e Roda de Samba da Resistência. A tradicional Feira da Agrobiodiversidade e a Culinária da Terra estarão abertas ao público durante todo o evento.

A 22ª edição da Jornada ocorrerá no mesmo ano da Cúpula dos Povos, prevista para novembro em Belém (PA), evento que reunirá mais de 400 movimentos sociais em paralelo à COP 30 (30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima). A Jornada visa fortalecer os debates sobre alternativas populares em face à emergência climática e expor os impactos do agronegócio sobre os povos e o planeta.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Feira da Agrobiodiversidade já é um espaço tradicional na Jornada, e deverá reunir aproximadamente 100 empreendimentos da agroecologia, da economia solidária e da reforma agrária de diversas regiões do estado e de outros estados, no pátio do campus Politécnico.

Considerada uma das maiores expressões da produção do Paraná, a feira reúne alimentos agroecológicos, sementes, cosméticos naturais, produtos de saúde e higiene, além de materiais dos movimentos sociais, como camisetas e bonés. Estarão presentes artesãos e artistas da capital, do interior e de povos indígenas, com uma variedade de itens que inclui biojoias, acessórios, artes gráficas e produtos para o lar, refletindo a diversidade de conhecimentos e práticas que compõem o projeto da agroecologia.

As conferências da 22ª Jornada de Agroecologia discutiram temas como os impactos do agronegócio no meio ambiente, a segurança alimentar, alternativas populares diante da crise climática e a construção de um projeto popular para o Brasil. Estão confirmadas participações como a do geógrafo Andrei Cornetta, que discutirá a estratégia de destruição capitalista promovida pelo agronegócio, da liderança indígena Auricélia Arapiuns, do teólogo Leonardo Boff e de João Pedro Stedile, do MST, em debate sobre a Casa Comum e os caminhos para um modelo de país baseado na soberania alimentar e na justiça social.

Além das conferências, o programa contempla seminários temáticos e oficinas práticas com foco em agroecologia, saúde coletiva, produção sustentável, cultura popular e comunicação. Serão espaços de troca de experiências, formação política e aprofundamento técnico, articulando conhecimento científico e saberes dos territórios.

A arte é compreendida como parte da luta pela terra, pela agroecologia e pela justiça social, ocupando um papel central na programação da organização. Música, teatro, blocos de rua, poesia e performance compõem uma jornada que também se faz com cultura.

Outro espaço que já é marca da Jornada de Agroecologia é o Túnel do Tempo, uma experiência imersiva e formativa, que resgata a memória viva da luta pela terra, da organização popular e da construção da agroecologia no Brasil.

O Túnel estará aberto à visitação nos dias 07, 08 e 09 de agosto, das 9h às 18h, no Hall Poty Lazzarotto – Prédio da Administração do Campus Politécnico da UFPR. Para agendar visitas escolares ou para tirar dúvidas, escreva para [email protected].

Além das atividades na capital, está programado um dia de campo no Assentamento Contestado, na Lapa/PR, com troca de experiências e apresentação de tecnologias agroecológicas desenvolvidas por meio da Cooperação Brasil-China. A ação ocorrerá ao longo de todo o dia 8 de agosto, sexta-feira, e contará com conferências sobre mecanização e produção de bioinsumos para a expansão da agroecologia.

Serão apresentadas demonstrações simultâneas de máquinas agrícolas para fruticultura, com equipamentos para manejo em sistemas agroflorestais; Bioinsumos, com ênfase na aplicação por drone; Olericultura – sementeira de hortaliças e transplantadora de mudas; Sistema de Plantio Direto de Hortaliças; e máquinas voltadas à mecanização de culturas anuais.

Será conduzido um percurso de visitação ao assentamento Contestado, que incluirá a Escola Latino Americana de Agroecologia Ana Maria Primavesi, a Unidade Básica de Saúde e o horto medicinal Chica Pelega, e a Cooperativa 100% agroecológica Terra Livre.

A atividade será direcionada a agricultores/as que participarem da Jornada, com inscrição prévia.

A agroecologia representa uma trajetória de desenvolvimento rural que busca a produção de alimentos de forma sustentável, considerando a diversificação de espécies, a conservação do solo e da água, e a valorização do conhecimento tradicional dos agricultores.

A Marcha pela Agroecologia é promovida por uma articulação de mais de 60 organizações sociais, movimentos populares, coletivos e instituições de ensino. Unindo congressos, seminários, oficinas, feiras e manifestações artísticas, o evento visa apresentar à sociedade a agroecologia como alternativa ao modelo do agronegócio, com ênfase na produção de alimentos saudáveis, na justiça social e no combate à crise ambiental e climática.

A partir de 2018, o evento ocorre nos espaços da Universidade Federal do Paraná, que neste ano retorna a receber a Jornada em seu Campus Centro Politécnico. Trata-se da sexta vez que a UFPR recebe o encontro em Curitiba.

Confira aqui a programação prévia aqui

Fonte por: Brasil de Fato

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
agroecologiaagronegócioCuritibamovimentos sociaisParanásoberania alimentar
Foto do Marcos Oliveira

Autor(a):

Marcos Oliveira

Marcos Oliveira é um veterano na cobertura política, com mais de 15 anos de atuação em veículos renomados. Formado pela Universidade de Brasília, ele se especializou em análise política e jornalismo investigativo. Marcos é reconhecido por suas reportagens incisivas e comprometidas com a verdade.

Imagem do post

Mais Notícias

Biden não demonstrou interesse em se juntar ao bloco

18/07/2025 20:23 | 2 min de leitura

● Análise: Negociação de tarifas com Trump demanda estratégia e pragmatismo

18/07/2025 20:21 | 1 min de leitura

● Atleta brasileira estabelece novo feito no atletismo, registrando melhor desempenho no ano; confira a marca

18/07/2025 20:19 | 1 min de leitura

● Presidente Lula e ministro Hugo repudiam pedido da oposição e mantêm a paralisação das atividades legislativas

18/07/2025 20:17 | 2 min de leitura

● Do fã ao integrante da equipe: acompanhe a trajetória de quem fez parte do The Town

18/07/2025 20:15 | 2 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE


Horóscopo

Qual o seu signo?

Icone do Signo de Áries

Áries

Icone do Signo de Touro

Touro

Icone do Signo de Gêmeos

Gêmeos

Icone do Signo de Câncer

Câncer

Icone do Signo de Leão

Leão

Icone do Signo de Virgem

Virgem

Icone do Signo de Libra

Libra

Icone do Signo de Escorpião

Escorpião

Icone do Signo de Sagitário

Sagitário

Icone do Signo de Capricórnio

Capricórnio

Icone do Signo de Aquário

Aquário

Icone do Signo de Peixes

Peixes

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!