O Ministério da Educação divulgou na sexta-feira (22) o resultado das inscrições da primeira edição do Enamed (Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica). Foram confirmados 96.635 inscritos, referentes às 105.320 inscrições que foram realizadas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pasta indica que o número de interessados representa um sucesso e indica que o exame é o caminho adequado para fortalecer e assegurar a qualidade da formação médica no Brasil.
O número de inscritos confirmados no Enamed é resultado do total de 39.839 estudantes concluintes do curso de Medicina provenientes do Enade, somado à participação de 56.796 inscritos como público externo.
LEIA TAMBÉM!
Em comparação com a edição de 2023 do Enade, a mais recente avaliação dos cursos de Medicina revela um aumento de 25,9% na participação de inscritos.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será realizado pelo Inep em 19 de outubro em 225 municípios brasileiros, um aumento de 9,8% em relação aos 205 municípios do ano anterior (2023).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A idade mais comum é entre 25 e 29 anos, com 50.009 participantes. Deste grupo etário, 32.692 indivíduos são do público externo e 17.317 do Enade. Em relação ao sexo, o total de mulheres confirmadas é superior, atingindo 58.963, enquanto os homens representam 37.672.
Relevância estratégica
O Enamed será realizado anualmente e unirá as matrizes de referência e os instrumentos de avaliação no âmbito do Enade para os cursos de Medicina e da prova objetiva de acesso direto do Enare (Exame Nacional de Residência). O novo exame possui relevância estratégica nacional, no escopo da avaliação da formação médica no Brasil, e seus resultados impactam diretamente o SUS (Sistema Único de Saúde) e o ingresso de novos médicos no mercado de trabalho.
O novo resultado, fundamentado em padrões de desempenho, representa uma melhoria significativa na avaliação desses cursos, superando as limitações do Conceito Enade e possibilitando que os cursos de Medicina divulguem resultados em uma escala interpretativa dos padrões de desempenho esperados ao final da graduação. Em conjunto com a periodicidade anual, o formato permitirá o acompanhamento da qualidade desses cursos ao longo dos anos.
Fonte por: CNN Brasil