10 oleaginosas e sementes que auxiliam no emagrecimento
No que diz respeito à perda de peso, oleaginosas e sementes podem ser grandes auxiliares. Elas são ricas em nutrientes, fibras e gorduras saudáveis, aux…

Oleaginosas e sementes representam um suporte significativo no processo de emagrecimento. São fontes ricas em nutrientes, fibras e gorduras benéficas, auxiliando na sensação de saciedade e no controle do apetite. Adicionalmente, fornecem energia e favorecem o adequado funcionamento do corpo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo a nutricionista Natália Colombo, as oleaginosas devem ser incluídas em uma alimentação saudável devido à sua composição rica em gorduras benéficas. “Elas controlam os níveis de colesterol, diminuindo o LDL (colesterol ruim) e elevando o HDL (colesterol bom), prevenindo a arteriosclerose e a hipertensão, contribuindo para um coração e um cérebro mais saudáveis”, afirma.
Abaixo, 10 oleaginosas e sementes que auxiliam no emagrecimento!
Leia também:

Como reconhecer e lidar com a anacolutismo em crianças

4 dicas para diminuir o risco de doenças crônicas

6 dicas para manter a imunidade durante o inverno
Amêndoas
Contêm alta concentração de potássio, fibras, cálcio, vitamina E e gordura monoinsaturada. São, também, uma boa fonte de proteína vegetal. Em comparação com outras oleaginosas, apresentam menor teor calórico. A ingestão diária recomendada varia entre 10 e 12 unidades.
Castanha-do-Pará
É rica em ômega 3, magnésio e selênio. O selênio é cofator para a formação de uma enzima endógena antioxidante. Dessa forma, seu papel na defesa antioxidante é muito importante. O consumo regular dessa oleaginosa auxilia no equilíbrio dos níveis de colesterol, na prevenção de diabetes, doenças cardiovasculares e na melhora da função cardiovascular. A quantidade de consumo deve ser de 2 a 3 unidades ao dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sementes de chia
A chia é uma aliada poderosa para o emagrecimento saudável. Ao entrar em contato com líquidos no estômago, ela forma uma espécie de “gel” que o dilata, elevando a sensação de saciedade. “Ela auxilia no controle do apetite, otimiza o funcionamento intestinal e contribui para o equilíbrio metabólico – fatores cruciais em qualquer processo de emagrecimento”, declara a nutricionista Bruna Makluf, da plataforma de emagrecimento Wefit.
Castanhas
As nozes apresentam uma combinação de nutrientes que auxiliam no controle da liberação de insulina, um hormônio que, em excesso, pode levar o organismo ao acúmulo de gordura abdominal. Além disso, elas incluem nutrientes como vitamina E, manganês e zinco, substâncias relevantes para manter a pele tonificada e hidratada.
Sementes de linhaça
A linhaça é uma semente que auxilia no emagrecimento devido à sua riqueza em fibras, que estendem a sensação de saciedade e otimizam o funcionamento do trato digestivo. De acordo com a Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TBCA), da Universidade de São Paulo e da Food Research Center, cada 100g da semente de linhaça apresenta aproximadamente 33,5g de fibra alimentar.
Avelã
É rica em gordura monoinsaturada, o que pode prevenir doenças cardíacas, otimizando os níveis de colesterol. Também é uma fonte valiosa de cálcio, eficaz na prevenção da osteopenia e osteoporose. Além disso, apresenta boa quantidade de vitamina B6 e representa uma ótima opção para mulheres que enfrentam a TPM (tensão pré-menstrual).
Castanha-de-caju
É uma fonte valiosa de zinco (além de ser cofator de uma enzima antioxidante endógena), proteínas, vitamina E e gorduras insaturadas. O consumo dessa oleaginosa aumenta a produção de glóbulos brancos, diminui o colesterol LDL e mantém os níveis do colesterol HDL. A ingestão diária recomendada varia entre 3 e 5 unidades.
A nutricionista Daniela Medeiros recomenda consumir oleaginosas cruas ou torradas. É preciso evitar a compra de castanhas com sal, amendoins com casquinhas crocantes ou amêndoas com cobertura doce. Lembre-se que, quanto mais natural, melhor será para a sua saúde.
Pinhão
Avelã é uma opção nutritiva que pode auxiliar no emagrecimento, por proporcionar uma digestão mais lenta, auxiliando no controle do apetite. Seu consumo moderado assegura energia estável ao longo do dia, evitando excessos nas refeições subsequentes. “A avelã fornece energia de forma gradual, o que é excelente para enfrentar o frio. Além disso, sua composição é rica em nutrientes que ajudam a modular o apetite, proteger o coração e ainda fortalecer o sistema imunológico”, explica a nutricionista Sabina Donadelli.
Quinoa
A quinoa é um alimento nutritivo que auxilia no emagrecimento devido ao seu alto teor de proteínas e fibras, que geram a sensação de saciedade e contribuem para o controle do apetite. Sua digestão lenta oferece energia de maneira contínua, favorecendo o equilíbrio da alimentação.
Pistache
O pistache é uma oleaginosa que auxilia no emagrecimento devido ao seu teor elevado de fibras, proteínas e gorduras saudáveis, nutrientes que intensificam a sensação de saciedade e auxiliam no controle do apetite. Além disso, o consumo moderado contribui para o equilíbrio do colesterol, beneficiando a saúde do coração. De acordo com a TBCA, cada 100 g de pistache contém aproximadamente 20,2 g de proteína.
Fonte por: Carta Capital
Autor(a):
Redação Clique Fatos
Aqui no Clique Fatos, nossas notícias são escritas com a ajudinha de uma inteligência artificial super fofa! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente você é 10/10! 😊 Com carinho, Equipe Clique Fatos📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)